
O papel do professor do AEE
Suely Souza Lira
Promover a inclusão da pessoa com
deficiência na escola e na sociedade favorecendo sua participação plena e
considerando suas necessidades específicas deve ser o objetivo primordial do
professor do AEE – Atendimento Educacional Especializado.
O perfil do professor do AEE deve ser
do profissional aberto à mudanças, à relações dialógicas com o mundo e com os
outros, um pesquisador, demonstrando inquietação, curiosidade e sempre buscando
novos saberes.
Esse profissional deve atuar também de
forma colaborativa com o professor da classe comum e com demais professores -
de Educação Física por exemplo, para a definição de estratégias pedagógicas,
brincadeiras e jogos adaptados que favoreçam o acesso do aluno com deficiência
ao currículo e promover, através de
orientações pedagógicas, as condições para a inclusão desse aluno em todas as
atividades escolares e a sua interação no grupo.
Algumas atribuições também são inerentes
ao professor do AEE, tais como, orientar as famílias na participação do
processo educacional do aluno, preparar, elaborar e adaptar materiais
pedagógicos específicos para o uso do aluno na SRM e na sala de aula comum,
articular com gestores e professores a elaboração do projeto político
pedagógico da escola numa perspectiva de educação inclusiva.
O trabalho do professor do AEE é
baseado na Aprendizagem Colaborativa em Rede – ACR, cujo objetivo é investigar e
identificar os possíveis problemas que estejam limitando a aprendizagem do
aluno na classe comum. Identificado o problema e orientado pelo estudo de caso,
o professor desenvolverá um plano de atendimento educacional especializado, que
é a escolha dos recursos, equipamentos, metodologias, estratégias e apoios mais
adequados para eliminar as barreiras que impedem esse aluno de ter acesso ao
que é ensinado na sala de aula comum, garantindo-lhe a participação no processo
escolar e na vida social em geral, de acordo com suas capacidades.
Por fim, professor do AEE deve ser
capaz de pautar sua prática pedagógica de acordo com a diversidade, as
necessidades específicas, os diversos saberes e culturas e as formas diferentes
de aprender de cada aluno, o principal sujeito nesse processo de aprendizagem.

Concordo colega, o professor do AEE precisa estar aberto às mudanças e muito diálogos serão necessários para que seu trabalho junto à equipe tecnica da escola possa dar bons frutos com responsabilidade para que todos possam falar a mesma linguagem, e que realmente a inclusão aconteça. Abraços!
ResponderExcluirSuely, gostei muito do seu texto, o professor precisa conhecer seus alunos.
ResponderExcluirAs dificuldades enfrentadas pelo aluno vão além da sala de aula, por isso é importante à participação da família em aprender como trabalhar as dificuldades do aluno em casa e na comunidade onde vive. Nessa ação conjunta com o professor do AEE o aluno terá sucesso no aprendizado escolar e social.
perfeito quando você ilustra em seu texto que o professor do AEE deve estar aberto a mudanças e ao mesmo tempo estar conectado com o mundo que o cerca, ressaltando a participação da família como um dos pontos principais neste processo,e a ação conjunta do professor do AEE e o professor do ensino comum, mostrando que essa parceria se feita de maneira coerente e responsável torna-se um sucesso, principalmente na vida do mais interessado que é o aluno.
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