Jogos/Atividades para Alunos com DI
Os
jogos e as brincadeiras são estratégias metodológicas que auxiliam no
desenvolvimento das habilidades cognitivas de alunos com Deficiência
Intelectual, facilitando a construção do seu conhecimento. A Psicologia do Desenvolvimento
tem destacado que a brincadeira e o jogo desempenham funções psicossociais,
afetivas e intelectuais básicas no processo do desenvolvimento cognitivo.
Dentre
eles queremos destacar o uso de jogos da
memória, conforme indica POULIN, FIGUEIREDO, GOMES, 2013: “Como forma de
superar dificuldades relacionadas a memória de curto prazo”. Utilizando esse
recurso pedagógico, o professor de AEE deve “realizar gradualmente intervenções
durante a atividade” para que o aluno desenvolva a capacidade de uso de
estratégias cognitivas para a resolução de problemas.
Jogos da
Memória
![]() |
Figura 1 Jogo da Memória Turma da Mônica |
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Figura 2 Jogo da Memória Educação no Trânsito |
Nesse jogo, os participantes estabelecem
relações entre imagens e posição no tabuleiro. O desafio é organizar as cartas
para, depois, conseguir localizar cada uma delas.
Objetivos do
jogo:
Divertir-se com o jogo da memória;
Conhecer as regras do jogo;
Memorizar o lugar onde estão as cartas, formando
pares.
Material
necessário:
Cartões com seus pares. Os cartões podem ser
confeccionados pelos alunos com a ajuda do professor de AEE, de acordo com
temas de interesse do aluno, utilizando carimbos ou figuras de revistas,
encartes de supermercados, operações matemáticas etc.
Participantes:
Pode ser realizado em dupla, em grupo ou
individual. Existem as versões multimídia em que o aluno pode jogar sozinho,
sempre com a orientação do professor.
Apresentar o
jogo
Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que as crianças encontrem os pares.
Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais. Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A professora de AEE pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças.
Criar novos jogos e variações do jogo da memória
Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória, tais como lince (um tabuleiro grande com imagens pequenas que as crianças devem procurar a partir de cartões com imagens duplicadas) .
Avaliação
Devem-se criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da análise das pautas o professor de AEE pode fazer os ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.
Em roda mostrar o jogo e organizar as peças para que as crianças vejam como se joga. Inicialmente propor o jogo da memória aberto (com as imagens voltadas para cima) e propor para que as crianças encontrem os pares.
Deixar que as crianças manuseiem os cartões, sem pressa de que se apropriem das regras convencionais. Deixar que as crianças joguem sem fazer intervenções sistemáticas nas jogadas de cada uma. A professora de AEE pode ser uma das participantes do jogo e servir como modelo para as crianças.
Criar novos jogos e variações do jogo da memória
Após o jogo tornar-se bastante conhecido, pode-se pesquisar variações do jogo da memória, tais como lince (um tabuleiro grande com imagens pequenas que as crianças devem procurar a partir de cartões com imagens duplicadas) .
Avaliação
Devem-se criar pautas de observação para analisar as diferentes maneiras como as crianças jogam e o grau de envolvimento de cada uma delas. A partir da análise das pautas o professor de AEE pode fazer os ajustes com relação ao grau de dificuldade do jogo, com isso propor novos desafios e variações.
Variações:
- Jogo da Memória de Matemática: subtração com base no 10.
Você sabe quanto é 10-2? E
quanto é 10-8? Nas cartas, encontre os pares com as contas e seus respectivos
resultados.
- Jogo da Memória: descubra os dobros.
Aspectos trabalhados:
Atenção, concentração, memória, linguagem,
socialização.
Referências:
FIGUEIREDO,
V. Rita, GOMES, L. L. Adriana e POULIN, Jean R. O aluno com Deficiência
Intelectual: Funcionamento cognitivo e estratégias de avaliação. UFC, 2013.
Vale, Tânia
Gracy Martins. Práticas educativas: criatividade, ludicidade e jogos. In:
Práticas em educação especial e inclusiva na área da deficiência mental/ Vera
Lúcia Messias Fialho Capellini (org.). – Bauru: MEC/ FC/ SEE, 2008.
Revistaescola.abril.com.br.
Acesso em 18/10/2013.
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