Comunicação Alternativa e Autismo
A Comunicação Alternativa (CA) é uma
área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de
habilidades de comunicação. É direcionada às pessoas sem fala ou sem escrita
funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade
de falar e/ou escrever.
Encontramos indivíduos que, por
comprometimentos cognitivos, motores ou emocionais, são incapazes de
desenvolver linguagem ou utilizá-la de forma funcional para fins comunicativos.
Nesta população especial encontram-se as
pessoas com autismo. O autismo é uma síndrome que atinge 4 em cada 10000 habitantes,
que se caracteriza pelo déficit na interação social, distúrbios de comunicação
e da linguagem e padrões atípicos de comportamento.
A nomenclatura empregada para a área
de CA é diversificada, como por exemplo: Comunicação Aumentativa e Alternativa;
Comunicação Alternativa e Suplementar e Comunicação Alternativa e Ampliada,
entre outras.
O significado do termo Comunicação
Alternativa é ampliado e usado para definir diferentes formas de comunicação
como o uso de gestos, as expressões faciais, o uso de pranchas de alfabeto ou
símbolos pictográficos, até o uso de sistemas sofisticados de computador com
voz sintetizada.
Os recursos são constituídos por
objetos ou equipamentos, por meio dos quais se consegue transmitir uma
mensagem. Tais recursos utilizados em CA podem ser tanto de baixa quanto de
alta tecnologia. Os de baixa tecnologia podem ser representados por gestos
manuais, expressões faciais, Código Morse e através de signos gráficos. Os
signos gráficos podem ser elaborados por meio da escrita, de desenhos, de
figuras (fotos, gravuras, entre outros) e de símbolos pictórios. Para tanto, é
possível utilizar os mais variados sistemas de CA, através dos quais podem ser
elaboradas pranchas, painéis, carteiras, entre outros.
Atividade de CA de
baixa tecnologia: Prancha de Comunicação -Rotina
Púbico Alvo: Alunos com TEA – Transtorno do
Espectro Autista, em processo de alfabetização (5 a 8 anos).
Local de utilização: sala de aula comum ou no Atendimento
Educacional Especializado (AEE).
Objetivo: Estimular o aluno em sua autonomia e
organização, possibilitando o reconhecimento significativo de suas ações
diárias.
Desenvolvimento:
·
A rotina deve ser apresentada no início da
aula/atendimento;
·
Organização
cronológica e clara das atividades planejadas;
· Sempre
que avançar alguma atividade, lembrar de mostrar ao aluno qual será a próxima
atividade, lembrando de mostrar ao aluno qual será a próxima atividade.
Exemplo: terminamos a pintura, agora iremos ao parque! (apontar e mostrar a
figura que representa o “porque”);
· Os
alunos com autismo possuem boa memória e isso deve favorecer o aprendizado e
organização;
· Dar
ao aluno momentos de relaxamento e descontração, colocar na rotina momentos de
brincar ou algo que ele goste;
· A
rotina para os alunos iniciantes deve ter o mínimo de estímulos possíveis, isso
facilitará para a criança focar a atenção e evitar distrações nos detalhes,
focando apenas nas atividades que deverão ser realizadas;
· Para
o aluno que se encontra no processo inicial de leitura (com valor sonoro ou
pré-silábico), propor a organização da rotina escrita, possibilitando o aumento
do repertório de palavras e estimulando a leitura;
· Propor
de acordo com a tolerância, atenção e limite do aluno, mais ou menos 15 minutos
antes do início da aula e 15 minutos antes de acabar a aula, por meio de
brincadeiras ou algo que o deixe relaxado, sendo uma forma de incentivo para a
realização das mesmas.
A construção e apresentação da
rotina é o desenvolvimento prático do planejamento diário da vida do aluno e,
por meio dessa ação, conseguimos ajudá-lo a se concentrar nas atividades e
auxiliar nas aquisições dos conceitos necessários para o seu desenvolvimento e
autonomia.
Referências:
BEZ, M. R Comunicação
Alternativa e TEA. In: Curso de Atendimento Educacional Especializado.
Disciplina: AEE E TGD. 2014
Revista Mundo da Inclusão – A Revista do Educador. Ano 2 – nº 29, p. 14.
http://www.latecauerj.net/publicacoes/docs/Comunica%C3%A7%C3%A3o%20Alternativa%20e%20Autismo.pdf
[acesso em 05/06/2014].
http://diariomaedeumautista.blogspot.com.br/2012/09/comunicacao-alternativa.html
[acesso em 05/06/2014].
Obrigada Colega pela sua contribuição para esclarecimentos a respeito do TEA, o que nos aponta caminhos possiveis para o desenvolvimento cognitivo e social de alunos com autismo.
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