sábado, 12 de julho de 2014

"O MODELO DOS MODELOS" E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO - AEE

“O modelo dos modelos”
Italo Calvino

Houve na vida do senhor Palomar uma época em que sua regra era esta: primeiro, construir um modelo na mente, o mais perfeito, lógico, geométrico possível; segundo, verificar se tal modelo se adapta aos casos práticos observáveis na experiência; terceiro, proceder às correções necessárias para que modelo e realidade coincidam. [...] Mas se por um instante ele deixava de fixar a harmoniosa figura geométrica desenhada no céu dos modelos ideais, saltava a seus olhos uma paisagem humana em que a monstruosidade e os desastres não eram de todo desaparecidos e as linhas do desenho surgiam deformadas e retorcidas. [...] A regra do senhor Palomar foi aos poucos se modificando: agora já desejava uma grande variedade de modelos, se possível transformáveis uns nos outros segundo um procedimento combinatório, para encontrar aquele que se adaptasse melhor a uma realidade que por sua vez fosse feita de tantas realidades distintas, no tempo e no espaço. [...] Analisando assim as coisas, o modelo dos modelos almejado por Palomar deverá servir para obter modelos transparentes, diáfanos, sutis como teias de aranha; talvez até mesmo para dissolver os modelos, ou até mesmo para dissolver-se a si próprio.

Neste ponto só restava a Palomar apagar da mente os modelos e os modelos de modelos. Completado também esse passo, eis que ele se depara face a face com a realidade mal padronizável e não homogeneizável, formulando os seus “sins”, os seus “nãos”, os seus “mas”. Para fazer isto, melhor é que a mente permaneça desembaraçada, mobiliada apenas com a memória de fragmentos de experiências e de princípios subentendidos e não demonstráveis. Não é uma linha de conduta da qual possa extrair satisfações especiais, mas é a única que lhe parece praticável.


O texto descrito acima, “O modelo dos modelos” de Italo Calvino, leva-nos a uma reflexão sobre a busca de novos paradigmas coerentes com a realidade e a diversidade humana, no seu modo de pensar, suas ideologias, crenças, costumes. Em relação à  Educação Especial numa perspectiva inclusiva, não há um modelo pronto, padronizável para ser aplicado à  demanda dos alunos com deficiência que chegam às escolas e classes comuns.

Com o objetivo de contribuir para transformação das relações com as diferenças e para que o ensino comum reconheça a necessidade de refazer suas práticas e reconstruir-se sob os princípios e valores da inclusão, a Política Nacional da Educação Inclusiva apresenta o Atendimento Educacional especializado – AEE, o qual é um serviço da Educação Especial que “[...] identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade, que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando suas necessidades específicas” (SEESP/MEC/2008).

Apesar dos avanços das escolas brasileiras na concretização de um modelo inclusivo, ainda hoje encontramos grandes desafios no ambiente escolar e o AEE vem ser um apoio para os alunos com deficiência e Transtornos Globais do Desenvolvimento, público alvo da Educação Especial, frente aos desafios encontrados nos ambientes sociais.

Diante das inquietudes do Sr. Palomar na busca do ‘modelo dos modelos’, o professor do AEE também sente-se desafiado a buscar saídas e descobrir novos caminhos, criando, organizando e desenvolvendo recurso e estratégias para garantir o acesso e a participação dos alunos no ensino comum. É um professor pesquisador que estuda cada um de seus alunos a ele encaminhado, deve ser um profissional dedicado e com um nível de responsabilidade desenvolvido em sua prática diária, (MANTOAN, p.14).

Frente a tais desafios, o modelo dos modelos está longe de ser alcançado, mas pode ser idealizado na busca constante em preparar os alunos público alvo da Educação Especial a superar as barreiras impostas pela deficiência, dentro e fora da escola.


Referências:

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SEESP, 2008.

Mantoan, Maria Teresa Eglér. O Atendimento Educacional Especializado na Educação Inclusiva.  In: Inclusão: Revista da Educação Especial/ Secretaria de Educação Especial. V. 5, nº 1 (jan/jul) – Brasília: secretaria de Educação Especial, 2010.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        

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